Ícones e teclado

O Android 8.0 também terá "ícones adaptativos". Apesar de isso não ser detalhado, provavelmente é algo que permite ao usuário alterar a aparência de ícones — hoje, isso é possível via apps de terceiros na Google Play.
Sobre usabilidade em mensageiros e apps de email, o novo sistema terá um recurso chamado "Copy Less", que automaticamente copia informações relevantes que você encontra em aplicações ou na internet — algo que deve poupar tempo do usuário.
APIs serão melhoradas pelos desenvolvedores
Autonomia também é a palavra, e o novo Android 8.0 deve ajudar nesta questão com o Chrome. A versão Chrome 57, lançada já neste mês, reduz o consumo de energia de aplicações que rodam em segundo plano. Segundo a Google, o navegador "vai limitar a carga média de um núcleo da CPU para 1%, principalmente em serviços intensos que reproduzem áudio ou mantêm conexões em tempo real, como plataformas de chats".
Os rumores notam que a API MediaRecorder, que permite que os aplicativos capturem áudio e vídeo e salvem esses dados no armazenamento interno, será melhorada pelos desenvolvedores. As informações também são escassas, mas dizem que uma área que será melhorada é a latência do áudio.
Outros rumores indicam as seguintes ferramentas no Android padrão — outros celular podem já apresentar, porém, recursos colocados pela fabricante:
  • Android TV: modo PiP (picture in picture) para visualização de dois vídeos ao mesmo tempo
  • Gestos: gestos de mão ou toques específicos para desbloquear tela e realizar outras ações
  • Ferramentas corporativas: aplicações Google voltadas para empresas, como o Google Hangouts pré-instalado


FONTE(S)